A Palavra Vem Do Latim Detectus

A Palavra Vem Do Latim Detectus 1

Detetive é um termo de origem inglesa, que significa, literalmente, detectar um acontecimento, descobrir, propagar, investigar, desvendar ou resolver situações, tal como pessoas com elas envolvidas. A frase vem do latim detectus, e esse do verbo detegere formado por de- (remover) e -tegere (cobrir); em resumo e na sua origem significava “remover a tampa”. Um detetive é um pesquisador, que podes ser privado ou membro da polícia (oficial de polícia, que não veste uniforme, todavia que vai à paisana, sendo uma figura que normalmente acontece em países anglo-saxões). Os detectives privados, para poder elaborar o seu trabalho, necessitam ter um tipo de autorização pro desempenho destas atividades, como esta de uma capacitação adequada.

No Brasil, necessita de-se a titulação universitária de investigação privada, enquanto que, em outros países, só é preciso requisitar uma autorização oficial. A guarda dos bens e as vidas dos cidadãos de Londres, a título de exemplo, encomendava-se a agentes ou detectives privados que exerciam teu ofício em condições cansado precárias. Eram populares como os “Carlitos”, porque a sua subsistência, surgiu do velho tempo dos reis, Carlos.

Seu cargo não era muito cobiçado para o inglês médio, e só aceitavam exercer tal função de vigilância, idosos com aposentadoria não atingia para sobreviver ou desocupadas destituídos de qualquer preparação. Não era de surpreender que, frente aos embates de uma criminalidade irreprimível, a cidadania clamara por verdadeira proteção.

Mas esta legislação fracassou, dado que os detetives que substituíram os “Carlitos”, mas eram homens mais adolescentes, hábeis, e melhor equipados, em vários casos, assim como eram corruptos e congeniaban com os bribones. Se generalizou e se tornou usual por aquele por isso a prática da deslealdade e de subornos. Realmente, os moradores se viam forçados a aceitar com os malfeitores, transmitindo-lhes dinheiro pra que aqueles acessem devolver os bens e valores que previamente haviam furtado. Às vezes, estes detetives impostos pelas leis dos reis Jorge intercedían entre o agressor e a vítima, conseguindo um tratamento razoavelmente honrado, agindo com probidade e eficiência, no entanto tal conduta não constitui o regulamento, mas a rara exceção.

As histórias de detetives são comuns na literatura desde o começo do século XIX. Sherlock Holmes, protagonista de Arthur Conan Doyle, assim como Hercule Poirot, personagem de Agatha Christie, são os detetives mais populares das novelas e pela tela vasto. Em algumas séries de tv de drama policial, os detetives são anunciados como a elite do corpo humano de polícia.

  • “eu Estou muito obrigado com o público uruguaio”
  • um Museus, arquivos e bibliotecas
  • Por onde você sair de celebração
  • 3 San Lorenzo (Mar del Plata) de 3 a 2 (gols de Saccardi, Crocco e M. A. Juarez)
  • Club Sport City

No Brasil, os detectives privados, apesar de ser melhor formados do mundo (se lhes necessita de, por lei, o grau universitário de investigação privada) têm teu campo de ação restrito normativamente. Existem em torno de 4.000 licenças ou TIP (Cartão de Identificação Profissional) emitidas, no entanto, estima-se que menos de cinquenta % realizam esta profissão nos dias de hoje. No Brasil, a profissão de detetive típico, que não precisa ser confundida com a de investigador de polícia, está associada com a sua geração e destreza, mesmo que não requer nenhum tipo de afiliação em nenhum sindicato ou liga profissional.

Mas, pra que um detetive característico possa exercer a profissão legalmente, tem de se registar pela Prefeitura Municipal da cidade, onde vai exercer, obtendo dessa forma a sua inscrição municipal. Em adição, claramente, assim como tem que realizar regularmente as suas contribuições pro INSS, a partir do pagamento da Guia da Previdência Social (GPS), escolhendo o valor inicial de sua ajuda.

E deste jeito, cumprindo com as formalidades e obrigações, será capaz de exercer a profissão de detetive, pela forma ótimo. O Ministério do Trabalho e Emprego (MTE), classifica o detetive específico por intermédio do CBO 3518-05 – DETETIVE PROFISSIONAL, dessa maneira que no Brasil a profissão esteja legalmente constituída e conhecida.

embora a atividade ainda não é regulamentada pelo Governo Federal ou por intervenção de uma lei ordinária, a profissão é muito antiga no país, e existe há mais de setenta anos. O registro ou agregação, de acordo com decisão do Supremo Tribunal Federal, não é obrigatória, no entanto é normalmente feito de forma voluntária, uma vez que serve como ponto de referência para os profissionais. O Senado Federal, pela Lei nº 3099 data de vinte e quatro de fevereiro de 1957, instituiu no Brasil as condições para os serviços de sugestões reservadas ou confidenciais, comerciais ou de tipo pessoal.

Sir Basil Thomson – “A história da Scotland Yard”; Edição de Espasa-Calpe, S. A, Madrid, Espanha, 1937, tradução de G. Sans Huélin. Patricia Cornwell – “Retrato de um assassino, Jack, o Estripador: Caso Encerrado”; Edições B. S. A, Barcelona, Espanha, 2006, tradução de Maria Eugenia Ciocchini. Gabriel Pombo – Detetive em Inglaterra previctoriana e vitoriana.

A Palavra Vem Do Latim Detectus
Rolar para o topo