A filosofia do espaço e do tempo é o ramo da filosofia que trata dos aspectos relativos à ontologia, da epistemologia e da meio ambiente do espaço e do tempo, o que bem como é conhecida como cosmologia filosófica. A possibilidade de que o espaço e o tempo existem independentemente da mente.
A hipótese de que existam independentemente um do outro. Como se explica o fluidez incessante e unidirecional do tempo (flecha do tempo). Se existirem outros tempos, além do momento atual. Questões a respeito da identidade, particularmente relacionada com o tempo. O conceito judaico-cristão, baseado pela Bíblia, define o tempo, pelo inverso, como linear, começando com o feito de constituição por Deus. A visão cristã contempla um começo e um encerramento do tempo (final do mundo). A respeito do “tempo”, distinguiam entre o atemporal, conectado ao ser, e o temporal, conectado ao devir. Os pitagóricos introduziam-se no defeito da abstração, por intermédio de um componente novo: criaram a metafísica do número.
Se para Tales de Mileto, o início gerador do mundo era a água e para Anaximandro o permanente, pros pitagóricos, o número subyacía a toda a realidade. Heráclito de Éfeso, considerava que tudo se localiza em perpétua modificação e transformação; o movimento é a lei do universo, e o teu começo, o fogo.
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“Tudo flui”, afirmava, o que, para ele primavam o tempo ou atravessar a respeito do ser. Parménides de Eleia representa tradicionalmente a posição oposta. Entendia-se, por exemplo, a eternidade, não como duração infinita, todavia como negação do tempo: “O ser nunca foi nem ao menos será, em razão de é nesta hora todo ele, um e consecutivo”.
Achava que o movimento é inaceitável, pois a modificação é a passagem do ser ao não-ser, ou o inverso, do não ser ao ser. Isso é inaceitável, em razão de o não-ser não existe e nada poderá aparecer dele. Platão supõe uma espécie de sinopse, quer dizer, à união ou a soma destas duas doutrinas de deus opostas. Por um lado, temos o mundo sensível, caracterizado por um recurso frequente de transformação e, por outro, o mundo abstrato e ótimo das Idéias, caracterizado por a eternidade e a incorruptibilidade. Aristóteles, discípulo de Platão, que considerava o mundo como formado de substância, dotada, por sua vez, de matéria e de modo, porém não acreditava pela divisão platônica entre o universo sensível e universo das idéias.
ora, é inadmissível que se gerem ou destruam nem ao menos o movimento, em razão de existe a toda a hora), nem sequer o tempo, pelo motivo de não poderiam haver o antes e o depois se ele não tivesse tempo. E, na verdade, o movimento é consecutivo, como o tempo, pelo motivo de esse ou é o mesmo ou é uma doença do movimento” (Metafísica, IV,11).
O espaço em si foi abstraído e referido em seus elementos significativas, o que foi conhecido como pai da geometria, Euclides de Alexandria, que havia recolhido o legado de Pitágoras. A filosofias cristãs patrística e da escolástica da Idade Média, conceptúan o mundo e o tempo em termos teológicos, ou de formação. Para Santo Agostinho, Deus é o criador de tudo que existe no tempo, e bem como do tempo mesmo.