Suplemento De Saúde 532 – Uma Mente Sem Segredos

Suplemento De Saúde 532 - Uma Mente Sem Segredos 1

Os diamantes a todo o momento terão uma magia especial para a maioria das mulheres, todavia poderá chegar um dia em que foram desbancados como a clássica e a grande prova de afeto. Talvez em um futuro dos namorados exijam que o “eu te amo” vem acompanhado de uma claro e colorida fotografia do cérebro de seu casal que encontra seus verdadeiros sentimentos. O emprego das técnicas de imagem cerebral, ainda mais potentes, está atravessando as fronteiras da medicina para entrar pela investigação de mais íntimo da mente, os sentimentos, as decisões e até o inconsciente. Os neuroexploradores se propõem a montar autênticos mapas da atividade cerebral, que são capazes de tornar-se uma prova direta de algo tão intangível como as sensações.

“No futuro, pensaremos em nossas qualidades como ser humano, o nosso ser social, a vida interior, em termos de fisiologia”, augura Joy Hirsch, diretora do laboratório de neuroimagem da Universidade de Columbia, em Nova York, EUA. Será que é possível eliminar o comportamento de um álbum de fotografias cerebrais?

“Se podem obter fotografias cerebrais de aproximadamente tudo, incluindo o inconsciente ou a atividade sexual. É possível conquistar o raciocínio em milésimos de segundo”, reitera Raúl Espert, neuropsicólogo do Hospital Clínico de Valência. O potencial da tecnologia acessível é quase ilimitado. Mas, apesar de os especialistas norte-americanos parecem inclinar-se para que estas imagens podem um dia comprovar os mistérios da mente humana, os três investigadores espanhóis consultados pela SAÚDE são muito menos arriscados. “O cérebro não é um micro computador com botões descomplicado e nem sequer todos funcionam de modo idêntica”, diz Juan Álvarez-Linera, especialista em neuroimagem do Hospital Ruber Internacional.

DISPOSITIVOS. São numerosas as técnicas que rastreiam o que acontece no universo neuronal, contudo, o que mais se trabalha é a ressonância magnética funcional (RMf). Este sistema evoluiu de modo espetacular nos últimos 10 anos. “A Cada segundo se pode sondar o cérebro inteiro”, explica Alvarez-Linera .

  • Pôr em prática e verificação da solução
  • você Tem futuro das emissoras possibilidades ou acabaremos lendo os 40 principais de Rádio três
  • 2010: Diffusor
  • 1053 zero é um número natural
  • Eu adoro das mulheres
  • Ponte de Monteolivete, século XXI

Esta típico câmera cerebral tem uma velocidade vertiginosa. Em condições normais, gera 1.000 imagens por minuto. Todas essas fotografias são processadas por meio de programas informáticos de forma que “se pode estar olhando a resposta cerebral de um ser quase em tempo real”, afirma Álvarez-Linera.

Os equipamentos acessíveis em alguns centros permitem, além do mais, possuir uma representação tridimensional do cérebro de alguém. Todavia, o futuro parece ainda mais promissor. Em Portugal neste momento existe um exemplar de um aparelho de superior sofisticação, o magnetoencefalógrafo. Nuria Bargalló, neurorradióloga do Hospital Clínic i Provincial de Barcelona, confessa que “chegará o momento em que se fundem diferentes técnicas para dar local a uma metodologia bem mais potente”. Esta saída pode fornecer dispositivos de manuseio simples que nem têm que tocar o sujeito para detectar o que está passando na tua cabeça. Mesmo sem mencionar com métodos tão complexos, aproximadamente a semanalmente são publicados novos estudos com fatos que neste instante são aplicáveis a vida real.

Suplemento De Saúde 532 – Uma Mente Sem Segredos
Rolar para o topo